Historia do brasil de 1960 fashion


História do Brasil - Anos 1950 PEDAGOGIA

A década de 1950 obteve um dos grandes marcos para a modernidade, não apenas no ramo das artes, mas também pelo pensamento progressista e moderno que estava presente no país.
Entre eles está a modernidade intelectual. Onde ocorreram duas eleições diretas: a de Getúlio Vargas e Juscelino Kubitchek, este que assume o governo com o compromisso de grandes melhorias, com o slogan “50 anos em 5”. Existe então uma grande tranquilidade institucional na população porque foram quase 10 anos sem golpes de Estado.

Características que marcaram os ramos da urbanização, educação e imprensa

Houve um aumento da população urbana, sendo que 24% da população rural migraram para as cidades na década de 1950. Este processo ocorreu, devido ao aumento da intensificação das indústrias brasileiras, tendo início em 1956, sendo parte da “política desenvolvimentista” do então presidente Juscelino Kubitschek. Na economia acontece uma ampla valorização das matérias primas nacionais, que colaborou assim para o País acumular um grande volume de reservas cambiais.
Nos anos 1950 cerca de 50% dos brasileiros eram analfabetos, mesmo assim começou a ter um aumento em escala da escolarização, sendo que na década subsequente o número de analfabetismo cai para 39%.
A imprensa brasileira passa por uma ocasião historia do brasil de 1960 fashion de liberdade, visto que os jornais não dependiam mais tanto do Estado ou dos poderosos políticos como ocorria anteriormente. Começaram a existir um número grande de jornais em circulação e assim começaram os movimentos de jornalismo, como o jornalismo político, o jornalismo moderno e o jornalismo popular.
Para a cultura do país o momento foi rico para a cultura, pois existia uma busca de sua própria modernidade, com características originais. Sem fundar-se nos movimentos vanguardistas da Europa, abrindo assim a um pensamento totalmente brasileiro, tornando-se símbolo deste Brasil moderno, instituindo e se materializando muitos aspectos reverenciáveis para a cultura brasileira, e que são relembrados e vigorantes até os tempos contemporâneos.
Com a grande produção das indústrias brasileiras, ocorre um grande aglomerado de novas tecnologias que invadiram as casas de classe médica brasileiras. As grandes novidades estavam nos televisores, vitrolas de alta fidelidade entre outros eletrodomésticos que aperfeiçoavam um retrato do estilo de vida norte-americano no Terceiro Mundo.
Este sentimento progressista presente na época cria uma aceleração para o crescimento do moderno. Onde a modernidade poderia ser construída, por isso foram criadas uma nova cidade com uma nova arquitetura, fazendo com que a modernidade não fosse apenas sentida, mas também visualizada. Subsequente a esta necessidade, as bienais de São Paulo começaram a mostrar o que acontecida de mais inovador nas artes plásticas e visuais.
Um dos principais eventos históricos do Brasil veio com a ampla obra brasileira da primeira metade do século XX – a edificação de Brasília. Tendo a sua inauguração no início da década seguinte, no dia 21 de abril de 1960.
No ramo das artes que se vê um movimento mais rico e diversificado que é resultado não apenas da urbanização, mas também da crescente escolarização e do aumento dos meios de comunicação. A indústria da música e do cinema tornam-se extremamente poderosas e influentes.
Iniciavam-se os festivais de música brasileira, que revelaram compositores de grande talento como Roberto e Erasmo Carlos. Houve também o surgimento dos Novos Baianos e do Tropicalismo, outra manifestação importante na música foi a Bossa Nova. Apreciada até hoje no Brasil e sendo um grande referencial cultural e histórico para outros países.
Confira abaixo, alguns eventos históricos acontecidos no Brasil, na década de 1950:
- É inaugurada a TV Tupi, sendo este o primeiro canal de televisão da América Latina.
- Em 1950 ocorre a Realização da Copa do Mundo de Futebol no Brasil. O grande campeão foi o Uruguai, após vencer a seleção brasileira no Maracanã de 2 a 1.
- Em 20 de outubro de 1951 é inaugurada a I Bienal Internacional de Arte de São Paulo.
- Em 1953 é criada a empresa estatal Petrobrás.
- A Bossa Nova, estilo musical brasileiro, começa a fazer sucesso. Tom Jobim, Vinícius de Morais e João Gilberto são os maiores representantes deste movimento.
- Em 24 de agosto de 1954 o então presidente do Brasil, Getúlio Vargas comete suicídio.
- Em outubro de 1955 é eleito como presidente do Brasil, Juscelino Kubitschek.

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.



Related news


Graduate fashion week 2019 uclan
Jin hwa fashion campsie australia
Men's fashionable snow boots
3 fas uttag till 1 fashion
Wing tai fashion career websites
Fashion week paris september 2019 calendar
Fashion week spring 2019 london
African sci-fi fashion